Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 2 de março de 2019

SEM CARETICE - 'Não vão mais conseguir encaixotar o carnaval'




Carnaval de São Paulo
'A gente está organizado, porque o povo estabeleceu o carnaval', diz Zé Ed, do Tarado Ni Você
Apesar de temerem a repressão no novo cenário político, representantes dos blocos Tarado Ni Você e Ritaleena creem que a festa popular está estabelecida em São Paulo.
São Paulo – O novo cenário político, com um viés de repressão e conservador, traz novos desafios para os blocos de rua no carnaval de São Paulo. Entretanto, organizadores acreditam que a festa popular já está estabelecida e nada vai acinzentar a farra. "Eles não vão mais conseguir encaixotar o carnaval", afirma Zé Ed, um dos responsáveis pelo Tarado Ni Você.
Os organizadores dos blocos lembram que, através da gestão de Fernando Haddad (PT), a festa mais popular do Brasil pôde ganhar espaço e força na capital paulista. "Era proibido fazer carnaval aqui", diz Mari Santos, também organizadora do Tarado Ni Você. 
Após a Prefeitura elaborar uma política pública sobre o tema e publicar um decreto reorganizando a folia, a data se firmou na cidade. "A gente está organizado, porque o povo estabeleceu o carnaval", diz Zé Ed. Por outro lado, os organizadores demonstram preocupação com o aumento da repressão por parte da polícia e do governo. 
"Nós ficamos preocupados com a espontaneidade, com os grupos pequenos. Por exemplo, a repressão contra a Fanfarra Clandestina. Eles não vão atacar algo já estabelecido, mas esses grupos pequenos", acrescenta ele, ao lembrar da ação policial que apreendeu instrumentos musicais e agrediu uma foliona, durante o cortejo na Praça da República, centro da capital, no último sábado (23).
A musicista Alessa, do bloco Ritaleena, afirma que o cenário político inspirou o mote do cortejo deste ano: "Mutar e não mitar", em homenagem às "mutações" da cantora Rita Lee e contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL). 
"Queremos convidar as pessoas para serem mutantes e enfrentar os novos tempos, que serão pesados para nós, que trabalhamos com carnaval e direitos humanos. Precisaremos de habilidades novas para esse novo capítulo", afirma Alessa.
A política também nunca se separou do Tarado Ni Você. Em 2018, contra o conservadorismo e pelas liberdades individuais, eles marcharam com o tema "Profane". Zé Ed afirma que a festa é o principal exercício de liberdade do cidadão.
"O carnaval tem o papel de lembrar que a caretice e o conservadorismo não têm o menor cabimento para nós. Antes do carnaval, todo mundo sofre com o medo de repressão por sermos o que somos", avalia.
Nesta sexta-feira (1º), os dois blocos paulistanos lançaram o EP Encarna. As três músicas do disco estão disponíveis nas plataformas digitais. O projeto é de produção autoral dos próprios blocos e traz as sonoridades samba e funk carioca.
Na região central, o bloco Tarado Ni Você percorre o famoso cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, na região central, no sábado (2), a partir das 11h. Já o Ritaleena desfila no domingo (3), a partir das 14h, na Rua Borges de Figueireido, no bairro da Mooca, zona leste.

Ouça a entrevista na íntegra

Fonte: REDE BRASIL ATUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário