Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 6 de abril de 2019

Racismo: Campanha da Prefeitura de Rondonópolis caracteriza negro como sujo e branco como limpo

Dois personagens de uma campanha publicitária da Prefeitura de Rondonóipolis – que se intiula como educativa – está causando polêmica no município. É que o setor público está sendo acusado de racismo institucional, pois no material impresso e eletrônico, aparecem os personagens “Limpinho” (caracterizado por um cidadão branco) e “Sujismundo” (caracterizado por um cidadão negro). Denominada de Cidade Limpa, a campanha quer ensinar boas práticas de higiene para a população local, mas é infeliz ao associar as pessoas negras com a sujeira por meio do personagem Sujismundo. Até uma pequena cartilha está sendo entregue nos bairros e nas escolas. “Imagina as crianças negras, o que devem estar vivenciando de bullyng e racismo nas escolas por conta desta campanha? Não se pode criar uma campanha desse porte desqualificando uma etnia pela cor da pele”, afirma uma nota de repúdio da Unegro Pantanal Rodonópolis, que é um instituto de negros e negras pela igualdade.
Conforme a nota, a imagem altamente racista humilha e desqualifica a população negra do município, que tem importantes contribuições na construção da cidade. “Enfatizamos que não toleramos mais o racismo e, de forma especial, o racismo institucional. A legislação é bem explícita nesse sentido: racismo é crime”, diz outro trecho. “Associar a imagem do negro como sujo, descuidado e sem higiene é sim uma atitude racista e não pode ser naturalizada a ponto de uma instituição publica como uma prefeitura fazer uma campanha em nível municipal sem pensar nas conseqüências de tal atitude para a população negra”, afirma a nota.
Luzia Nascimento, presidente da Unegro: Repúdio contra racismo institucional, que também está no site oficial da Prefeitura
Uma das partes do naterial que causa mais revolta entre as lideranças que lutam pela igualdade racial é a que aponta na parte superior do impresso um jovem branco com as seguintes frases no balão: “Oi! Eu sou Limpinho. Estamos limpando e gramando as áreas públicas”. Na parte inferior, do mesmo panfleto, um jovem negro com os seguintes dizeres: “Eu sou o Sujismundo. Eu jogo lixo em todas as partes. Eu não cuido da minha casa e nem da minha cidade”.

Assinada pela presidente Luzia Aparecida do Nascimento e demais membros da diretoria, a nota de repúdio da Unegro exige uma retratação pública do município quanto ao material que caracteriza o racismo institucional. “Os negros e negras deste município exigem respeito e e uma reparação por parte da Prefeitura de Rondonópolis. Queremos acreditar que o pefeito José Carlos Junqueira não compactua com tal ofensa à população negra porque, se assim for, teremos que recorrer ao Ministério Público e demais organismos para que faça valer a lei”, encerra a nota, citando ainda a Constituição Federal, que estabelece o princípio da igualdade nas relaçôes humans no Brasil.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com João Copetti, secretário municipal de Meio Ambiente de Rondonópolis – órgão oficial a quem cabe o trabalho de educação ambiental – e ele informou que o material foi produzido pela Secretaria de Governo(ligada diretamente ao gabinete do prefeito José Carlos Junqueira), por meio da gerência de Comunicação da Prefeitura. Entramos em contato por duas vezes com a secretária de governo Mara Gleibe Ribeiro Clara da Fonseca, no seu telefone institucional. Na primeira (11h12min) ela disse que não poderia atender, via mensagem de texto. Na segunda, meia hora depois, ela se negou a atender a chamada feita em seu telefone.

Abaixo, a íntegra da nota de repúdio da Unegro:
NOTA DE REPÚDIO
A UNEGRO PANTANAL RONDONÓPOLIS vem a público repudiar veementemente a forma racista imputada aos negros e negras na produção de material impresso da Prefeitura de Rondonópolis em campanha publicitária com cunho educativo.
É que a primeira etapa da campanha denominada Cidade Limpa realizada pela Prefeitura estampa em um panfleto dois personagens, onde o negro é caracterizado como sujo e o outro, branco, onde afirma que é o limpo.
Na parte superior do impresso um jovem branco tem as seguintes frases no balão: “Oi! Eu sou Limpinho. Estamos limpando e gramando as áreas públicas”. Na parte inferior, do mesmo panfleto, um jovem negro (em imagem retirada na internet, do doloroso e excludente período da ditadura militar) com os seguintes dizeres: “Eu sou o Sujismundo”, “Eu jogo lixo em todas as partes. Eu não cuido da minha casa e nem da minha cidade”.
A imagem altamente racista humilha e desqualifica a população negra deste município, que tem importantes contribuições na construção desta cidade. Causa espanto e revolta porque esta mesma população negra  tem respeito pela gestão atual,
que já se mostrou sensível a luta contra a exclusão e ao abandono relegado aos negros e negras por tantos anos.
Enfatizamos que não toleramos mais o racismo e, de forma especial, o racismo institucional. A legislação é bem explícita nesse sentido: racismo é crime.
Associar a imagem do negro como sujo, descuidado e sem higiene é sim uma atitude racista tão naturalizada a ponto de uma instituição publica como uma prefeitura fazer uma campanha em nível municipal sem pensar nas conseqüências de tal atitude para população negra.
 Imagina as crianças negras, o que devem estar vivenciando de bullyng e racismo nas escolas por conta desta campanha? Não se pode criar uma campanha desse porte desqualificando uma etnia pela cor da pele.
Os negros e negras deste município exigem respeito e e uma reparação por parte da Prefeitura de Rondonópolis. Queremos acreditar que o pefeito José Carlos Junqueira não compactua com tal ofensa à população negra porque, se assim for, teremos que recorrer ao Ministério Público para que faça valer a lei.
A Constituição Brasileira traz em seu artigo primeiro o compromisso com o princípio da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Ao cometer tal discriminação, o município fere a dignidade dos negros e negras deste Município. É, no mínimo, revoltante.
A UNEGRO não pode e não vai compactuar com essa forma de campanha no Município de Rondonópolis.
.                              Rondonópolis-MT, 02 de abril de 2019
Assinam:
Luzia Aparecida do Nascimento
Presidente da Unegro e
Conselheira Estadual da Igualdade Racial
Rosana Pereira de Brito
Coordenadora de Religião de Matriz Africana da Unegro
Conselheira Municipal do Conselho da Igualdade Racial
Tiago Campos
Secretário da UNEGRO
Crys Porto
Coordenadora do Conselho Fiscal da UNEGRO

4 thoughts on “Racismo: Campanha da Prefeitura de Rondonópolis caracteriza negro como sujo e branco como limpo

  1. Estamos há anos lutando contra esse tipo de preconceito e vem uma campanha dessa reforçando o racismo. É necessário ter respeito pelas pessoas.
  2. Registro meu repudio ao fato. E nao acredito que o Prefeito tenha filtrado uma aberação desta. Seria injusto imputar este desgaste ao prefeito uma vez que as pessoas a qual foram discriminadas são, na sua maioria, a base eleitotral do prefeito, como é de conhecimento de todos.
    Mas os movimentos negro de nossa cidade mostraram atuantes e que estão ligados. Parabéns
    1. Fonte: https://lupanews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário