Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Seminário de pesquisa do CCSA debate relação entre educação, redes sociais e desafios para a democracia


por Jeferson Rocha, Suzie Chagas
Numa época em que se discute o papel de redes e mídias sociais na vida das pessoas, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, a partir da próxima segunda-feira, 27, a 24ª edição do seu Seminário de Pesquisa com o tema Educação, Redes Sociais e os Desafios para a Democracia. O evento reúne pesquisadores de diversas instituições do país no Campus Central para debater temas relacionados aos desafios que têm sido colocados para a democracia na contemporaneidade dada a conjuntura política atual e tempos que têm como instrumento de comunicação protagonista a poderosa internet, que ampliou possibilidades comunicacionais, fontes de informação e também alterou lógicas de monopólio da informação no Brasil.
Para a professora Arlete Araújo, Diretora do CCSA, a organização do Seminário escolheu esse tema como centro das discussões pela constatação de que as “redes sociais, ao tempo em que amplificam as possibilidades de comunicação e de interação, também são portadoras de intolerância, servem de espaço de ódio e de desinformação e se tornam plataformas para discursos que querem o fim da educação emancipadora, que valoriza a pluralidade de pensamento e o debate para uma formação cidadã”, ressalta.
A solenidade de abertura será marcada pela conferência da professora Maria Arlete Duarte de Araújo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/SP), às 19h, no auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa I).
Além das atividades que envolvem ensino e pesquisa, o evento reúne ações ligadas às atividades de Extensão, lançamento de livros, exposição fotográfica e a mostra Memórias das Resistências: Mostra Direitos Humanos no Cinema, com foco em produções ligadas aos direitos humanos. A mostra acontece de 28, 29 e 31 de maio, às 17h, no Nepsa 2, com exibição dos filmes Codinome Breno“Osvaldão”(2014)Um Café e Quatro Segundos500 – Os bebês roubados pela Ditadura ArgentinaA rua das casas surdas e Félix, o Herói da Barra, sempre com comentários de especialistas.
Aberto ao público
Realizado há quase 30 anos, o Seminário de Pesquisa do CCSA tem o objetivo de unir a produção acadêmica de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação do Centro, além de compartilhar conhecimento com pesquisadores de instituições de todo o Brasil. Para se ter uma ideia, participam durante toda a programação representantes de instituições como Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de servidores públicos do Tesouro Nacional, juízes e empresários.

Os participantes inscritos ainda poderão conferir as pesquisas produzidas pela Universidade. “Cada pôster, cada artigo ou trabalho que o aluno apresenta mostra dentro da academia que ele é capaz de produzir, e a sociedade precisa saber disso. Ela vai receber isso quando eles se tornarem profissionais, quando eles saírem daqui formados, vão encontrá-los e isso é fantástico”, diz Noeli Vitorino, secretária executiva da UFRN, integrante da comissão organizadora e secretária do evento.
“O que nós gostaríamos mesmo é de que a sociedade pudesse estar presente aqui dentro também, alguns membros da comunidade. A sociedade precisa participar dessas atividades dentro da universidade, que não é somente para alunos, mas é para qualquer cidadão”, completa Noeli.
Seminário de Pesquisa do CCSA chega a sua 24ª edição em 2019 – Foto: Jeferson Rocha
Infraestrutura
Uma das preocupações da comissão organizadora, além de trazer um ambiente rico em conhecimento, é atender da melhor maneira possível os mais de 2 mil estudantes inscritos no seminário. Por isso são pensados desde a adequação dos espaços para realização de cada atividade dentro das instalações do Centro até a comodidade para inscrições e submissão de trabalhos via web, por meio de um sistema cada vez mais moderno desenvolvido pela equipe técnica do CCSA e que vem sendo aprimorado desde 2012.

Desde a sua primeira edição em dezembro de 1991, o Seminário vem crescendo em quantidade e qualidade. Só o número de artigos aumentou em mais de 1000%: se no início o evento contou com 34 publicações, este ano são mais de 380 trabalhos nas áreas de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Serviço Social e Turismo. Ao final, os melhores pôsteres serão premiados por grupos de Trabalho, em uma cerimônia a ser realizada na sexta-feira, 31, no auditório do Nepsa 1, como forma de incentivar o trabalho de pesquisadores iniciantes.
Além de apresentações de trabalhos, a programação do seminário contempla 19 conferências, 29 oficinas, 73 minicursos e 52 mesas-redondas.
Integrados
Para se ter uma noção da amplitude do Seminário do CCSA, além de toda a programação própria, o evento também sediará outros cinco encontros relacionados às sociais aplicadas, promovidos pelos grupos de pesquisas, departamentos e programas de pós-graduação do Centro.

De 28 a 30 de maio, será realizado o I Encontro Estadual de Pesquisadores em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), com o tema Gestão social e desenvolvimento sustentável, lições para a sociedade e avanços para a democracia. O evento é uma parceria das universidades federais Rural de Pernambuco (UFRPE), da Paraíba (UFPB) e UFRN, junto ao ObservaSAN e em parceria com a OASIS/UFRN e o Programa de Ensino Tutorial Zootecnia UFRN, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).
Já nos dias 30 e 31, será realizada a segunda edição do Colóquio Feminismo Materialista e Marxismo, promovido por pesquisadores do Departamento de Serviço Social da UFRN, com participação de conferencistas convidadas da UNB e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para debater temas como luta de classe, violência contra a mulher e racismo.
No período de 29 a 31 de maio, acontece o IX Colóquio de Ciência da Informação, com mesas-redondas, painéis, minicursos e Grupos Temáticos. A palestra de abertura, ministrada pelo professor Ronaldo Ferreira de Araújo, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), debaterá Ciência Aberta e métricas alternativas: papéis e desafios para os bibliotecários.
Este ano o evento conta com apresentações de mais de 380 trabalhos – Foto: Jeferson Rocha
Nos dias 29 e 30 será realizado o V Colóquio sobre Gestão Pública da UFRN, com o tema Participação e controle social na gestão pública: balanço e perspectivas na contemporaneidade. O evento contará com a conferência de abertura Portais da Transparência e possibilidades para tomada de decisão na gestão pública, com o professor Gustavo Fontoura de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
No último dia, 31 de maio, será realizada a 18ª edição do Seminário de Seguridade Social e Trabalho, que debaterá o impacto das atuais reformas sociais sobre o trabalho decente, além do painel Os desafios para a defesa dos Direitos Sociais. Os eventos contarão com a participação do juiz Marcus Barberino, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, além de Ileana Neiva Mousinho, procuradora do Trabalho, e Wellington Duarte, diretor do Adurn-Sindicato.
Inscrições
Os interessados em participar do XXIV Seminário de Pesquisa têm até o próximo domingo, 26, para efetuar inscrição no evento e em suas atividades. Qualquer pessoa pode participar, sendo cobrada uma taxa no valor de R$20 para alunos (de qualquer instituição) e R$40 para professores, técnicos e demais interessados.


Boletim produzido pela Agência de Comunicação da UFRN – AGECOM
Reitora: Ângela Maria Paiva Cruz
Vice-Reitor: José Daniel Diniz Melo
Superintendente de Comunicação: José Zilmar Alves da Costa
Diretor da Agência de Comunicação: Francisco de Assis Duarte Guimarães
Telefones: 84 3215-3116, 84 3215-3132 / Fax: 84 3215-3115

Nenhum comentário:

Postar um comentário