247 - A morte de João Gilberto não representou apenas o adeus ao maior cantos brasileiros de todos os tempos. Abriu-se uma guerra familiar pelo espólio do criador da bossa nova. São cinco contentores judiciais: os irmãos João Marcelo, 58, Bebel Gilberto, 53, e Luisa Carolina, 15 (a caçula representada pela mãe, Cláudia Faissol). Ainda participa Maria do Céu, namorada de João em seus anos finais.
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "em termos de bens, até agora é tudo bem esquálido. Não há imóveis legados, por exemplo, embora uma ou outra peça tenha seu valor histórico-financeiro, como violões dedilhados pelo baiano."
A matéria, no entanto, mostra o que tanto interessa a todos os filhos: "mas há os direitos autorais que João recebia periodicamente, estimados entre R$ 12 mil e R$ 30 mil ao mês, fora uma indenização milionária que a EMI deve ao artista, ainda alvo de impasse judicial. Este é, aliás, o único ponto que une os herdeiros —todos concordam que o pai foi lesado pela gravadora."
Na esfera dos afetos, há também disputa: "outra cizânia, esta não mensurável monetariamente, é pelo afeto a João Gilberto. Seus filhos e amores passados vivem duelando para saber quem mais amou e quem mais falhou com o músico. No ano passado, o cliente mais fiel do Degrau deixou de encomendar o filé que tanto gostava do restaurante. Uma ação de despejo levou João a sair de seu apartamento na rua Carlos Góis, no Leblon."
Fonte: brasil247.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário