Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 26 de outubro de 2019

PARTICIPAÇÃO POPULAR - São Paulo escolhe neste domingo integrantes do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres

A eleição do Conselho Municipal de Mulheres ocorre no momento em que o país vive em grande retrocesso, como o aumento do feminicidio: casos de aumentaram 76%, no primeiro trimestre de 2019, em São Paulo.

Serão eleitas 15 representantes de entidades, organizações e movimentos sociais para fiscalizar as medidas voltadas à população feminina; saiba onde votar.

São Paulo – A capital paulista escolhe suas representantes para o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo no próximo domingo (27). As eleitas terão um importante papel no controle social de políticas públicas e serviços voltados para a promoção da igualdade de gênero e o estimulo à participação feminina nos órgãos públicos.

Serão eleitas 15 representantes de entidades, organizações e movimentos sociais, além de 10 representantes individuais. Apenas mulheres cisgênero ou transexuais, maiores de 16 anos, e em situação regular com a Justiça Eleitoral, têm direito a voto.

 eleição do Conselho Municipal de Mulheres  ocorre no momento em que o país vive grandes retrocessos, como o aumento no número de casos de feminicídio. De acordo com o levantamento realizado pelo Grupo Globo, os casos relacionados a esse tipo de crime aumentaram 76%, no primeiro trimestre, em São Paulo, em comparação com igual período do ano anterior.

Nos primeiros três meses do ano, 37 mulheres foram vítimas de feminicídio. Em 2018, foram 21. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Denise Motta Dau, ex-secretária municipal de Políticas para as Mulheres, destaca que o pleito eleitoral do próximo domingo é importante para barrar os crescentes casos de violações contra mulheres.

“A eleição já é importante por si só, pois o conselho é uma instância de controle social e monitoramento das políticas públicas. Atualmente, temos o fechamento de serviços, de centros de atendimentos, além do alto desemprego, é fundamental que os movimentos sociais ocupem esse espaço”, afirmou, em entrevista à repórter Nahama Nunes.

O Brasil é o quinto colocado no ranking mundial de feminicídio, segundo o alto comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU). 40% das mulheres assassinadas,em casa são mortas por armas de fogo e 83% dos responsáveis são os próprios familiares.

Para a vereadora Juliana Cardoso (PT), o Conselho de Políticas para Mulheres é fundamental na cidade, pois é por meio dele que a sociedade tem espaço para cobrar pautas importantes. “Nós precisamos ocupar espaços estratégicos para a cobrança da efetivação das políticas públicas e que não se fechem serviços conquistados. O conselho é um espaço para cobrarmos a Casa da Mulher Brasileira, o orçamento da Secretaria de Direitos Humanos, por exemplo.”

Para participar do processo eleitoral é preciso ir até o local de votação, levando documento de identidade com foto, título eleitoral e comprovante de residência atualizado. Serão 19 pontos para voto em São Paulo, concentrados nas subprefeituras e repartições pertencentes à prefeitura. Clique aqui para saber o locais de votação.

Fonte: REDE BRASIL ATUAL - RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário