Desde que Nelson Teich assumiu o Ministério da Saúde, no lugar de Luiz Henrique Mandetta, a pasta deixou de apresentar diariamente o perfil por gênero, raça/cor e faixa etária dos mortos pela Covid-19, assim como o percentual dos pacientes estariam no grupo de risco.
Dados sobre o perfil das vítimas da doença costumavam ser apresentados durante as entrevistas transmitidas ao vivo pelo ministro. Contudo, desde o dia 17 de abril, quando Teich assumiu a pasta, os dados deixaram de ser compartilhados e sem justificativa.
A mudança na forma de divulgação dos dados ocorre num momento em que o avanço da doença indica alteração no perfil das pessoas infectadas. Cresce o número de óbitos entre pacientes com menos de 60 anos. Dados do dia 1º de abril apontam que 89% dos pacientes que morreram eram idosos, mas esse percentual caiu para 70% no dia 27.
Em nota ao UOL, o ministério afirma que a divulgação “teve sua periodicidade de divulgação estendida com o objetivo de qualificar melhor os dados a serem apresentados à população” e diz que apresenta os dados detalhados semanalmente. A pasta, no entanto, não divulga novo boletim há dez dias.
Fonte: Revista Fórum
Nenhum comentário:
Postar um comentário