Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 18 de agosto de 2020

*Editora UFPB libera livro sobre líder camponesa paraibana para download gratuito*

UFPB divulga primeira chamada da lista de espera do Sisu |

Imagem da UFPB - (Foto: Jornal CORREIO)

 _Nome e história de luta de Margarida Maria Alves inspiram Marcha das Margaridas_

O nome e história de luta sindicalista e defensora dos direitos humanos brasileira, natural de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, inspiram a Marcha das Margaridas, manifestação realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras rurais do Brasil.

A marcha acontece sempre no dia 12 de agosto porque foi em um dia como esse, só que em 1983, que Margarida Maria Alves foi assassinada. Na quarta-feira (12), o movimento celebrou 20 anos de atuação.

O livro “Margarida, Margaridas: Memória de Margarida Maria Alves (1933-1983) através das Práticas Educativas das Margaridas”, de autoria de Ana Paula Romão de Souza Ferreira, publicado em dezembro de 2017, pela Editora UFPB, integra a Coleção Nordestina.

Na apresentação do livro,  intitulada “No corpo de margarida, as pétalas feridas da nação” e assinada por Wilma Martins de Mendonça, a articulista relata que, no dia 12 de agosto, do ano de 1983, novas mortes assombraram o mundo camponês brasileiro.

“Desta feita, atingiriam a Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB), Margarida Maria Alves, assassinada, covarde e barbaramente, pelos senhores de terras do Brejo paraibano. Seus algozes seriam amparados pela justiça paraibana, permanecendo impunes até os dias de hoje”.

📰 *Clique aqui para ler a matéria completa no site da UFPB e acessar o livro*: https://bit.ly/3iO5H0R

📖 *Clique aqui para acessar diretamente o livro (PDF):* https://bit.ly/3kTbC6I

_____
🔁 _*Compartilhe esta mensagem* em seus grupos e listas de transmissão._

📬 _Recebeu essa mensagem de um amigo ou em um grupo? Receba o conteúdo da *CSD - CUT Socialista e Democrática* no seu WhatsApp. Clique no link http://bit.ly/whatsappcsd, envie seu nome e adicione nosso número aos seus contatos._

_Conheça nossos canais:_ linktr.ee/csdcut

Com UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário