O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP) divulgou, na manhã de hoje (15), os dados da mais
recente edição do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB,
referente ao ano de 2019. De acordo com os números, a Educação do RN avançou em
todas etapas de ensino aferidas pelo índice, os ensinos fundamental e médio,
refletindo o momento de crescimento que o ensino público potiguar vivencia.
A trajetória dos resultados do RN segue um movimento ascendente. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o quadro é de melhoria contínua, tanto no indicador de aprovação quanto no indicador de desempenho em matemática e língua portuguesa. Como resultado, o Ideb evoluiu de 4,6, em 2017, para 4,9 em 2019, considerando o resultado da rede estadual. Nos anos finais do ensino fundamental, (6º ao 9º ano), a trajetória também é de melhorias. No mesmo período citado, o Ideb variou de 3,3 para 3,6 na avaliação.
O ensino médio, etapa da educação básica que é desafiadora em todo o país, revela que a política estadual de Educação tem dado resultados animadores. Graças aos investimentos na área, a rede estadual de ensino obteve nota 3,2, um avanço de 0,3 ponto em relação ao ano de 2017, o que faz essa nota ser a maior da série histórica do Estado, iniciada em 2005. A variação entre 2017 e 2019 (0,34) foi quase 4 vezes maior que a ocorrida no período anterior (0,09 entre 2015 e 2017) e quase 9 vezes a variação de 2013 para 2015, que foi de 0,04. “Trata-se de um avanço modesto, mas que mostra que saímos da estagnação dos últimos resultados. Melhoramos os índices de aprovação de matemática e língua portuguesa, especialmente este último, o que nos mostra que o desafio do Estado, portanto, é acelerar o ritmo de melhoria em ambas as dimensões, para que mais alunos permaneçam na escola, sejam aprovados e aprendam mais”, analisa o secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, Getúlio Marques.
Responsável pela aprendizagem de 216 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino, o Governo do RN vem realizando diversas ações estruturantes que reafirmam o compromisso da gestão com a aprendizagem das crianças, jovens, adultos e idosos do Estado. Seja no campo, ou na cidade, turmas de alfabetização, de ensino técnico, em tempo integral e de Educação de Jovens e Adultos têm proporcionado uma permanência e retorno de alunos a Educação do Estado.
“Cumprindo o Plano Estadual de Educação e o plano de governo da governadora Fátima Bezerra, estamos trabalhando para que a qualidade do ensino no RN alcance novos patamares e se consolide, com um currículo que seja mais atrativo para nossos estudantes, feito com muito trabalho coletivo. Mais do que nunca, esse é o momento em que o ensino deve contar com a atenção e empenho de todos”, aponta Getúlio Marques.
O RN conta com 74 unidades de ensino com educação em tempo integral, sendo 54 de ensino médio e 20 de ensino fundamental. São mais de 12 mil estudantes que contam com uma jornada de estudos ampliada e tem seus projetos de vida trabalhados com foco no desenvolvimento do aluno. No campo da educação profissional, o número de escolas chega a 59 unidades de ensino e nove centros estaduais de educação profissional, espalhados por todo o RN, e com mais dois a serem entregues, em 2020, ampliando o número de alunos atendidos, que hoje é de 7.500 alunos.
A educação do campo também vem recebendo investimentos, como a abertura de cem turmas de alfabetização com qualificação profissional que, em 2019, beneficiou aproximadamente 2500 agricultores. Em terras de reforma agrária, a rede conta com quatro escolas estaduais, entre elas a Escola Estadual Professora Marta Maria de Almeida Castanho Pernambuco, localizada em Ceará-Mirim, no Assentamento Rosário, e a Escola Estadual Almiro de França Silva, situada em Caraúbas, no Assentamento Primeiro de Maio. Essas unidades garantem aos estudantes o direito de estudar em uma escola situada no seu assentamento ou circunvizinhos, além de possibilitar uma organização curricular escolar embasada nos marcos normativos que definem a educação do campo como uma modalidade de ensino, atendendo às especificidades das populações do e no campo.
"Atribuo os avanços da educação neste período ao esforço coletivo e colaborativo empreendido pelas equipes de profissionais da SEEC, das 16 Diretorias Regionais de Educação, das 08 Diretorias de Alimentação Escolar, às 615 escolas estaduais, revelando o compromisso dessas equipes com a qualidade social da educação básica pública como direito de todas as crianças, jovens, adultos e pessoas idosas do estado" destaca a secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel.
Nos últimos dois anos, mais de 1100 professores foram convocados para o quadro efetivo da Educação do RN. Desde 2019, outros 600 professores, em caráter temporário, também foram convocados a fim de suprir o déficit causado por licenças-prêmios, afastamentos e vacâncias para cargo de gestão. A categoria do magistério recebeu, neste ano, reajuste de 12,84%, aplicado em toda a tabela salarial, sem distinção entre aposentados e profissionais da ativa.
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