O termo ragu vem do francês ragoût, que significa ensopado. É um molho bastante famoso e que pode ser feito com diferentes tipos de carnes, vinho, legumes e tomate.
Para essa receita, escolhemos a costela bovina para ser desfiada e compor o prato, que leva o nhoque como acompanhamento, mas em uma versão tropical e com um sabor que vai surpreender o paladar de qualquer pessoa.
INGREDIENTES
- 1kg de Costela em Tiras
- 400g de nhoque de banana da terra
- 2 bananas da terra cortada em cubos
- 50g de queijo parmesão em lascas
- 60ml de vinho tinto
- 1 cebola cortada em pétalas
- 4 tomates italianos sem pele e cortados ao meio
- Tomatinhos sweet grape a gosto
- 40ml de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta em pó gosto
- 3 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 colher (café) de salsinha
- 1 colher (café) de alho picado
- 4 colheres de sopa de manteiga
- Papel alumínio
MODO DE PREPARO
Em uma forma média, forrada com papel alumínio, coloque a costela e tempere com sal, pimenta-do-reino preta em pó a gosto, algumas pinceladas de manteiga derretida, alho, vinho tinto, cebola em pétalas e salsa. Feche bem o papel e leve ao forno preaquecido a 230ºC por cerca de 1h e 45min.
Em uma frigideira grande em fogo médio, coloque parte do nhoque pronto e os cubinhos de banana com um fio de azeite e deixe dourar. Repita até finalizar o nhoque. Reserve.
Quando a carne estiver pronta, deverá estar bem macia, a ponto de ser desfiada. Deixe esfriar um pouco e desfie toda a peça.
Leve a costela desfiada ao fogo alto em uma frigideira, junto com a cebola picada e os tomates italianos, mexendo até formar um molho bem suculento.
Quando estiver pronto, misture o ragu ao nhoque e sirva quente com as lascas de parmesão por cima. Finalize com os tomates sweet grape.
Fonte: Portal BRASIL CULTURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário