Frases de Lênin
O papel histórico progressivo do
capitalismo pode ser resumido em duas proposições breves: o aumento das forças
produtivas do trabalho social e a socialização desse trabalho. Mas ambos os
fatos se manifestam em processos extremamente diversos em diferentes ramos da
economia nacional.
Lenin, O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia , A “Missão do
Capitalismo” (1899)
Talvez a causa mais profunda de
desacordo com os narodniks seja a diferença em nossas visões fundamentais sobre
os processos sociais e econômicos. Ao estudar este último, o narodnik
geralmente tira conclusões que apontam para alguma moral; ele não considera os
diversos grupos de pessoas que participam da produção como criadores de várias
formas de vida; ele não se propõe a apresentar a soma total das relações
sociais e econômicas como o resultado das relações mútuas entre esses grupos,
que têm interesses e papéis históricos diferentes. ...
Lenin, O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia , A “Missão do
Capitalismo” (1899)
Se o escritor dessas linhas
conseguiu fornecer algum material para esclarecer esses problemas, ele pode
considerar que seu trabalho não foi infrutífero.
Lenin, O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia , A “Missão do
Capitalismo” (1899)
Na história do socialismo
moderno, este é um fenômeno, que a luta das várias tendências dentro do
movimento socialista de nacional se tornou internacional.
Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'”
(1901)
Se a democracia, em essência,
significa a abolição da dominação de classe, então por que um ministro
socialista não deveria encantar todo o mundo burguês com discursos sobre
colaboração de classe?
Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'”
(1901)
Aqueles que estão realmente
convencidos de que fizeram progresso na ciência não exigiriam liberdade para
que as novas visões continuassem lado a lado com as antigas, mas a substituição
das antigas pelas novas.
Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'”
(1901)
Estamos marchando em um grupo
compacto por um caminho íngreme e difícil, segurando-nos firmemente pela mão.
Estamos cercados por todos os lados por inimigos e temos que avançar quase
constantemente sob seu fogo. Combinamos, por decisão de livre escolha, com o
propósito de combater o inimigo, e não de recuar para o pântano vizinho, cujos
habitantes, desde o início, nos censuraram por termos nos separado em um grupo
exclusivo e com tendo escolhido o caminho da luta em vez do caminho da
conciliação. E agora alguns entre nós começam a gritar: Vamos para o pântano! E
quando começamos a envergonhá-los, eles retrucam: Que gente atrasada vocês são!
Você não tem vergonha de nos negar a liberdade de convidá-lo a seguir um
caminho melhor! Oh, sim, senhores! Você é livre não apenas para nos convidar,
mas para irem aonde quiserem, até mesmo no pântano. Na verdade, pensamos que o
pântano é o seu lugar apropriado e estamos preparados para prestar-lhe toda a
ajuda para chegar lá. Apenas solte nossas mãos, não se agarre a nós e não
manche a grande palavra liberdade, pois nós também somos “livres” para ir aonde
quisermos, livres para lutar não apenas contra o pântano, mas também contra
aqueles que estão se voltando para o pântano!
Lênin, o que fazer? , “Dogmatism And 'Freedom of Criticism'”
(1901)
Em um país governado por uma
autocracia, com uma imprensa completamente escravizada, em um período de reação
política desesperada em que até mesmo o menor resultado de descontentamento
político e protesto é perseguido, a teoria do marxismo revolucionário
repentinamente abriu caminho na literatura censurada antes do O governo
percebeu o que havia acontecido e o pesado exército de censores e gendarmes
descobriu o novo inimigo e se lançou sobre ele.
Lênin, o que fazer? , “Criticism in Russia” (1901)
Esse medo da crítica demonstrado
pelos defensores da liberdade de crítica não pode ser atribuído apenas à
astúcia. Não, a maioria dos Economistas olha com ressentimento sincero para
todas as controvérsias teóricas, divergências faccionais, questões políticas
amplas, planos para organizar revolucionários, etc.
Lênin, O Que Fazer? , “Criticism in Russia” (1901)
A história nos confrontou agora
com uma tarefa imediata que é a mais revolucionária de todas as tarefas
imediatas que o proletariado enfrenta em qualquer país. O cumprimento dessa
tarefa, a destruição do baluarte mais poderoso, não só da reação europeia, mas
(pode-se dizer) da reação asiática, faria do proletariado russo a vanguarda do
proletariado revolucionário internacional. E temos o direito de contar com a
aquisição deste honroso título, já conquistado pelos nossos antecessores, os
revolucionários dos anos setenta, se conseguirmos inspirar o nosso movimento,
que é mil vezes mais amplo e profundo, com a mesma devotada determinação e
vigor.
Lênin, o que fazer? , “Criticism in Russia” (1901)
Já que não se pode falar de uma
ideologia independente formulada pelas próprias massas trabalhadoras no
processo de seu movimento, a única escolha é - seja a ideologia burguesa ou a
ideologia socialista. Não há meio-termo (pois a humanidade não criou uma
“terceira” ideologia). (Isso não significa, é claro, que os trabalhadores não
participem da criação de tal ideologia. Eles participam, porém, não como
trabalhadores, mas como teóricos socialistas, como Proudhons e Weitlings, na
medida em que são capazes de adquirir o conhecimento de sua idade e desenvolver
esse conhecimento.)
Lenin, O que fazer? , “A espontaneidade das massas e a consciência dos sociais-democratas” (1901)
Menosprezar a ideologia
socialista de qualquer forma, afastar-se dela no mínimo significa fortalecer a
ideologia burguesa. Fala-se muito de espontaneidade. Mas o desenvolvimento
espontâneo do movimento operário leva à sua subordinação à ideologia burguesa;
pois o movimento operário espontâneo é sindicalismo, e sindicalismo significa a
escravidão ideológica dos trabalhadores pela burguesia. Portanto, nossa tarefa,
a tarefa da social-democracia, é combater a espontaneidade, desviar o movimento
operário desse movimento sindical espontâneo que se esforça para ficar sob a
asa da burguesia e colocá-la sob a asa do revolucionário Democracia social.
Lênin, o que fazer?, “A espontaneidade das massas e a consciência
dos sociais-democratas” (1901).
Fonte: CONLUTAS
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