Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Frutas para imunidade: 4 opções saborosas e que fortalecem o corpo

Frutas para imunidade

Foto: Shutterstock / Sport Life

Especialistas revelam o papel positivo que alimentos cítricos podem desempenhar no organismo.

Comer frutas para imunidade é uma atitude inteligente, principalmente no atual momento que vivemos. O avanço da variante Ômicron do coronavírus e da Influenza H3N2 tem deixado muitas pessoas doentes e preocupadas.

Fato é que, além das principais medidas de segurança, como tomar todas as doses da vacina, evitar aglomerações, usar máscaras e manter a higienização adequada, também é recomendável fortalecer o sistema imunológico. Dessa maneira, além de evitar maiores complicações, você ainda municia o seu corpo para combater possíveis infecções e se recuperar rapidamente.

Notícias relacionadas

·        Smoothies para ganhar massa muscular: 5 receitas rápidas e fáceis

·        FST-7: técnica avançada para aumentar a hipertrofia muscular

·        As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Portanto, apostar em frutas para imunidade é uma ótima pedida. E, de acordo com especialistas, as cítricas chamam a atenção quando o assunto é imunidade alta. Isso porque os alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo, combatendo os radicais livres - substâncias prejudiciais quando estão em excesso no corpo, por facilitarem o aparecimento e desenvolvimento de doenças.

"Quando falamos de desequilíbrio nutricional e alimentos específicos, as deficiências de nutrientes que mais nos causam prejuízo na visão imunológica são as de zinco, selênio, ômega 3, vitamina C, vitamina D e vitamina E", explica a nutricionista Izabela Zago.

Por isso, com a ajuda de Izabela, do médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira e da nutricionista Fernanda Vinhal, listamos quatro opções de frutas cítricas para incluir na dieta. Confira:

Morango - "O morango aumenta a imunidade pois tem betacaroteno, vitamina E, e é rico em vitamina C, substâncias que auxiliam na absorção de ferro dos alimentos ingeridos", explica o Dr. Cerqueira.

Laranja - A queridinha e mais popular quando o assunto é vitamina C. Mas, segundo Fernanda, a fruta para imunidade também é uma boa fonte de fitoquímicos, flavonoides e agentes biotivos. Itens que conseguem aumentar as defesas do corpo.

Limão - Outro famoso da vitamina C. "Ele [limão] age em nosso organismo como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados e até anemias", afirma o Dr. Cerqueira.

Acerola - Pouco lembrada quando o assunto é frutas para imunidade, a acerola é, de acordo com Fernanda, uma das maiores fontes naturais de vitamina C. Além disso, também é rico em fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio, vitamina A e antioxidantes como flavonoides e carotenoides. Substâncias que melhoram o funcionamento do nosso sistema imunológico.

"Não existe uma receita milagrosa para o sistema imunológico, mas, existem ações diárias que fazem muita diferença. Para este momento, recomendo evitar dietas restritivas, consumir bastante água, apostar em alimentos ricos em vitaminas C e E, além de tomar sol diariamente nos horários recomendados [antes das 10h e depois das 16h], pois a vitamina D é um grande imunomodulador", diz Fernanda.

Fonte: https://www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário