A exploração de seres humanos como escravos no Brasil foi um dos maiores e mais longevos sistemas escravistas do mundo moderno. A Lei Áurea, aprovada em 1888, transformou nosso país no último a abolir a escravidão.
A dívida histórica com os povos escravizados não foi magicamente paga assim que a prática foi proibida em território nacional: não houve políticas de compensação ou de inserção social capazes de promover a igualdade racial no Brasil e ainda estamos longe disso.
Afinal, as mazelas desse revoltante capítulo da história repercutem até os tempos atuais. No Brasil, a população preta é ainda hoje a parcela social que mais sofre com a pobreza extrema, violência, desemprego e falta de representatividade na política.
Em consonância aos conteúdos e eventos voltados para a necessária reflexão que o Dia da Consciência Negra propõe, o Instituto Conhecimento Liberta disponibiliza a partir de amanhã (21/11) a Masterclass “A longa duração do escravismo brasileiro” com Rafael de Bivar Marquese.
O curso examinará as linhas gerais das forças históricas que moldaram o Brasil, decisivas para compreender os legados da escravidão para o nosso presente, percorrendo os contextos da economia latifundiária, a exploração portuguesa e o movimento abolicionista.
Confira as principais temáticas que serão abordadas nesta Masterclass:
Não deixe de assistir a essa aula exclusiva que será disponibilizada no portal de alunos do Instituto Conhecimento Liberta a partir de amanhã (21/11).
Rafael de Bivar Marquese graduou-se em História pela USP, onde também fez mestrado, doutorado e atualmente é docente. Foi um dos fundadores do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (LabMundi/USP), do qual é membro do Conselho Deliberativo. É autor de diversos livros e pesquisas no tema da escravidão negra nas Américas.
Para ter acesso a esse e aos mais de 170 cursos nacionais e internacionais do Instituto Conhecimento Liberta nos pilares Cultural, Profissional e Espiritual, acesse o link abaixo, escolha o seu plano de assinatura e faça sua inscrição.
>>> Clique Aqui para fazer sua inscrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário