Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 20 de novembro de 2022

[MASTERCLASS] A longa duração do escravismo brasileiro

 

A exploração de seres humanos como escravos no Brasil foi um dos maiores e mais longevos sistemas escravistas do mundo moderno. A Lei Áurea, aprovada em 1888, transformou nosso país no último a abolir a escravidão.

A dívida histórica com os povos escravizados não foi magicamente paga assim que a prática foi proibida em território nacional: não houve políticas de compensação ou de inserção social capazes de promover a igualdade racial no Brasil e ainda estamos longe disso.

Afinal, as mazelas desse revoltante capítulo da história repercutem até os tempos atuais. No Brasil, a população preta é ainda hoje a parcela social que mais sofre com a pobreza extrema, violência, desemprego e falta de representatividade na política.

Em consonância aos conteúdos e eventos voltados para a necessária reflexão que o Dia da Consciência Negra propõe, o Instituto Conhecimento Liberta disponibiliza a partir de amanhã (21/11) a Masterclass “A longa duração do escravismo brasileiro” com Rafael de Bivar Marquese.

O curso examinará as linhas gerais das forças históricas que moldaram o Brasil, decisivas para compreender os legados da escravidão para o nosso presente, percorrendo os contextos da economia latifundiária, a exploração portuguesa e o movimento abolicionista.

Confira as principais temáticas que serão abordadas nesta Masterclass:

1 - A escravização de seres humanos na longa duração.
2 - A economia açucareira e a formação da América portuguesa no espaço do Atlântico sul.
3 - O século do ouro: tráfico, resistência e alforrias.
4 - A escravidão e a independência do Brasil.
5 - A economia cafeeira e a nova escravidão do século XIX.
6 - Os novos padrões de resistência escrava e a revolução abolicionista.

Não deixe de assistir a essa aula exclusiva que será disponibilizada no portal de alunos do Instituto Conhecimento Liberta a partir de amanhã (21/11).

Rafael de Bivar Marquese graduou-se em História pela USP, onde também fez mestrado, doutorado e atualmente é docente. Foi um dos fundadores do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (LabMundi/USP), do qual é membro do Conselho Deliberativo. É autor de diversos livros e pesquisas no tema da escravidão negra nas Américas.

Para ter acesso a esse e aos mais de 170 cursos nacionais e internacionais do Instituto Conhecimento Liberta nos pilares Cultural, Profissional e Espiritual, acesse o link abaixo, escolha o seu plano de assinatura e faça sua inscrição.

>>> Clique Aqui para fazer sua inscrição

Grande abraço,
Equipe Instituto Conhecimento Liberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário