Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

terça-feira, 19 de março de 2019

Pesquisadores indígenas e do Reino Unido se reúnem em seminário no Rio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O “Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos” receberá pesquisadores indígenas de dez países e acadêmicos do Reino Unido entre os dias 20 e 22 de março.

Pesquisadores indígenas e não-indígenas de dez países estarão no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de março, no “Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos”.
Dentre os temas abordados em 14 estudos de caso estão mudanças climáticas, direito à terra, racismo, preconceitos e valorização dos conhecimentos tradicionais.
O seminário reunirá pela primeira vez pesquisadores de povos indígenas do Brasil, Colômbia, Dominica, Equador, Índia, Papua Nova Guiné, Quênia, Uganda, Kiribati e Sudão e pesquisadores e acadêmicos de 11 universidades do Reino Unido, que desenvolvem projetos de pesquisas colaborativas com povos originários.
Nomes como Takumã Kuikuro (cineasta indígena do Alto Xingu, Mato Grosso), Claudia Maigora (liderança do povo Emberá Chamí, da Colômbia), Cacique Afukaka Kuikuro (líder do povo Kuikuro), Stanley Riamit Kimaren (fundador da ONG queniana ILEPA, de preservação do clima), Pelenise Alofa (da ONG Kiribati Climate Action Network), Renata Tubinambá (jornalista), Santosh Kumar (professor da Marita School of Engineering, da Índia), Phillipa Ryan (pesquisadora do Royal Botanic Gardens Kew, Inglaterra) e Tonico Benites (pedagogo e antropólogo Guarani-Kaiowá) estão entre os confirmados.
Os estudos de caso desenvolvidos por pesquisadores indígenas e não indígenas abordam temas como mudanças climáticas, justiça ecológica, sustentabilidade, conhecimentos agrícolas tradicionais, alternativas aos modelos de desenvolvimento ocidentais, auto-representação cultural, adoção de políticas de proteção aos direitos dos povos indígenas, herança cultural intangível, disputas de terra, exclusão social, racismo e violência de gênero.
Astronomia Cultural
Para iniciar as atividades do seminário, o Cacique Afukaka e representantes Kuikuro revelarão histórias, constelações e mitos que o céu estrelado conta sobre povos indígenas do Brasil e do mundo. Histórias repassadas oralmente pelo povo Kuikuro, de geração em geração, serão contadas na medida em que o céu é projetado na cúpula principal do Planetário do Rio.
O encontro conta com a participação especial de Cláudia Maigora Morales, que falará sobre a importância das constelações e da lua para o seu povo Emberá-Chamí da Colômbia. Ao lado dos representantes indígenas estarão os astrônomos Germano Bruno Afonso (UNINTER) e Flávia Pedroza Lima (Planetário do Rio), e o antropólogo e professor Mércio Pereira Gomes (UFRJ).
Apresentado pelo AHRC (Arts and Humanities Research Council), ESRC (Economic and Social Research Council) e o GCRF (Global Challenges Research Fund), o “Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos” conta com a parceria da Queen Mary University of London e o apoio da Fundação Planetário do Rio e do Museu do Índio, Funai.
O seminário é uma co-produção da People’s Palace Projects e da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu (AIKAX).

Por Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário