Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 5 de outubro de 2019

ARTE E CULTURA - DICIONÁRIO POTIGUAR: 10 EXPRESSÕES POPULARES DO RIO GRANDE DO NORTE

cordel é uma das principais expressões do vocabulário nordestino e também tem muitas expressões do rio grande do norte
4 minutos para ler
Que Natal é uma cidade cheia de encantos, com belas praias, dunas incríveis e uma rica vida cultural, você já deve saber. Mas se está de malas prontas para conhecer a capital potiguar, precisa descobrir também quais são as mais populares expressões do Rio Grande do Norte.
Os natalenses têm um jeitinho todo próprio de falar. Para você não ficar confuso quando chegar à cidade, nós selecionamos 10 expressões e montamos um minidicionário. Pia!

1. Boy

Nas ruas de Natal, a forma mais comum de tratamento é “boy”. Não importa se você é homem ou mulher, na cidade, será chamado assim, já que, para essa expressão, não há distinção de gênero.
No diminutivo, no entanto, a gíria ganha variações, e mulheres passam a ser “boyzinhas”, e homens, “boyzinhos”.

2. Resenha

Quando voltar de viagem, você poderá ter uma “resenha” com seus amigos ou sua família sobre as férias. Uma das mais típicas expressões natalenses, resenha significa conversar, dizer uma fofoca, contar uma novidade ou falar algo engraçado.
Outra gíria de significado similar a esse é “rasga aí”, que quer dizer “contar tudo”.

3. Galado

Essa é uma das expressões mais versáteis do vocabulário do povo potiguar! Usada como adjetivo, “galado” pode significar tanto “gente boa”, “divertido”, “amigo” como também uma pessoa “sacana” ou “aproveitadora” — tudo dependerá do contexto.

4. Tampa

Se, quando estiver em Natal, alguém chamá-lo de “tampa”, agradeça! Nas expressões do Rio Grande do Norte, esse vocábulo qualifica alguém inteligente ou que é expert no que faz. Mesmo que pareça estranho a princípio, é um belo elogio, certo?

5. Moído

Caso na ida ou na volta das férias você enfrente alguma situação complicada, como um mal-entendido ou uma briga durante o voo, poderá dizer que “o moído foi grande na sua viagem”. Pode ser também que você precise pedir para alguém “deixar de moído”, ou seja, parar de criar caso à toa.

6. Pirangueiro

Na hora de comprar suvenires da sua viagem ao Rio Grande do Norte, cuidado para não ser um pirangueiro! Como adjetivo, a expressão qualifica alguém que pede muito desconto ou tenta comprar fiado. No entanto, ela também pode ser usada como verbo, para dizer que alguém está “pirangando” ou “gosta de pirangar”.

7. Vou chegar

Esqueça tudo o que você sabe sobre expressões que indicam chegada e partida de um lugar enquanto estiver em Natal. Aqui, quando alguém diz “vou chegar” quer dizer, na verdade, que está indo embora. “Vou chegar porque tenho que arrumar as malas ainda antes de viajar”, por exemplo.

8. Tem pareia não

Conheceu praias incríveis, de beleza fora do comum, ou provou um prato típico de sabor muito bom, sem igual? Então você pode dizer que essa praia e essa comida “têm pareia não”, expressão muito popular entre os natalenses.

9. De rocha

O Rio Grande do Norte é um estado cheio de belezas naturais, e Natal, uma cidade com atrações turísticas para todos os gostos. Se você concorda com essas afirmações, pode dizer “de rocha”, expressão potiguar que significar estar de acordo com o que foi dito.

10. Grea

Se você se divertiu com as expressões listadas até agora, então é porque esta seleção está uma grea! Sinônimo de engraçado, a gíria pode ser usada como adjetivo, mas também pode ser conjugada como um verbo. Assim, você pode dizer que se greou muito durante sua estada em Natal.
Então, gostou do nosso minidicionário de expressões do Rio Grande do Norte? Conte-nos qual dos vocábulos achou mais interessante e, se conhece outras gírias que poderiam compor a lista, compartilhe-as com a gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário