Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 5 de outubro de 2019

Turismo em Paranaguá

Muitas atrações podem ser visitadas em Paranaguá, cidade considerada o berço da civilização paranaense. Grande Mar Redondo, na língua tupi-guarani, como os índios denominavam Pernaguá, Parnaguá ou Paranaguá. O patrimônio histórico-cultural e as belezas naturais da cidade encantam os turistas e são orgulho dos moradores.
O casario, as ladeiras e as igrejas compõem um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Estado. Os visitantes podem conhecer a Fonte da Camboa ou Fontinha , o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e as antigas edificações da Rua da Praia. Paranaguá abriga diversos monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e Nacional, além do Porto D. Pedro II, um dos mais importantes da Costa Brasileira.
Uma baía de beleza estupenda, com verdadeiros tesouros ambientais em cada uma de suas ilhas como a da Cotinga e dos Valadares. Mas o grande destaque é a Ilha do Mel, um dos principais destinos do Paraná. A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e o imponente Farol das Conchas, convivem harmonicamente com a Gruta das Encantadas, as belas praias, lendas e histórias fantásticas.
As manifestações culturais completam os atrativos do município, sendo elas o Fandango, dança típica de Paranaguá, e o Barreado, prato típico do litoral paranaense, o seu nome originou-se da expressão “barrear” a panela com um pirão de cinza ou farinha de mandioca para vedar o vapor em seu interior.
Mesmo distante a 90 quilômetros de Curitiba, um dia lindo em pleno feriado fez a gente decidir almoçar em um lugar diferente e até então desconhecido a nós. Paranaguá e que ali pode encontrar construções históricas e casarios, chamariz para que gostam de fotografar essa atmosfera. Também  comer um bom peixe.
Casarios da Rua da Praia
Sobre Paranaguá
O movimento de ocupação de Paranaguá se iniciou por volta de 1550 na Ilha da Cotinga, onde ainda vivem índios carijós e onde se estabeleceram os primeiros colonizadores chegados de São Paulo, além de ser ponto de referência na investigação e busca pelo ouro. Aos poucos e conforme necessidade, esses povos foram se expandindo para áreas mais apropriadas para estabelecimento e exploração. Daí surgiram os casarios que estão costeando o Rio Itiberê e registram o início da história do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário