Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 20 de novembro de 2021

"A homenagem de Bolsonaro a Ustra foi estarrecedora", diz Dilma Rousseff

Na quinta-feira (18), em um evento de homenagem aos dez anos de criação da Comissão Nacional da Verdade, colegiado criado para apurar violações contra os direitos humanos entre os anos de 1946 e 1988, a ex-presidente Dilma Roussef relembrou um dos episódios relacionados ao seu impeachment em 2016. Durante o processo que levou à sua destituição da presidência no Congresso Nacional, o então deputado Jair Bolsonaro fez um discurso em que saudou o coronel Brilhante Ustra, torturador de Rousseff durante a ditadura militar. 

Na fala, a petista, que participava de forma virtual da cerimônia, classificou a declaração do atual chefe do executivo federal como “estarrecedora”. Ademais, a ex-mandatária ressaltou a importância da comissão, uma vez que, sem as investigações concernentes ao período da ditadura, outras “barbaridades”do tipo poderiam acontecer nos dias atuais. 

“Sem a Comissão da Verdade, maiores barbaridades teriam acontecido, além daquele fato, que é um fato estarrecedor, que é a homenagem prestada no voto feito pelo atual presidente da República, como deputado federal, no dia do impeachment, em que ele vota em homenagem a um torturador, ao maior torturador pelo menos do estado de São Paulo, porque durou mais tempo na chefia do Doi-Codi II da Operação Bandeirantes. Eu considero que aquele momento foi muito importante”,  relembrou Dilma Rousseff. 

Ainda no que concerne à homenagem de Bolsonaro a Ustra, algumas legendas entraram com representação contra o então parlamentar no Conselho de Ética da Câmara, como foi o caso do Partido Verde. No entanto, sob o comando de Marcos Rogério (DEM-MG), hoje senador governista, o processo foi arquivado. 

Falecido em 2015, Brilhante Ustra, embora reconhecido pelo tribunal de justiça de São Paulo como torturador, foi exaltado em diversas oportunidades por Jair Bolsonaro, o qual lhe dedicou as alcunhas de “herói nacional” e “pavor de Dilma Rousseff". Já eleito, em 2019, o mandatário da nação recebeu a viúva de Ustra no Palácio do Planalto, a fim de enaltecer os “feitos” do ex-militar. 

Fonte: POTIGUAR NOTÍCIAS

Adaptado pelo CPC-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário